mentoplastia
O que é a Mentoplastia?

É um procedimento cirúrgico para remodelar o queixo utilizando-se implantes (aumento) ou o próprio osso, por intermédio de incisões ósseas que podem avançar ou recuar o mento. Muitas vezes, o cirurgião plástico pode recomendar a cirurgia do queixo juntamente com a cirurgia do nariz ou o lifting facial, de modo a atingir proporções faciais equilibradas − isto porque o tamanho do queixo pode aumentar ou diminuir o tamanho percebido do nariz, bem como influenciar no contorno entre o pescoço e o queixo. 

O procedimento é indicado para mim? Candidatos à mentoplastia são aquelas pessoas que possuem uma harmonia inadequada entre o mento (queixo) e demais estruturas da face. Dessa forma, a mentoplastia pode ser indicada para alterações verticais (queixo curto ou alongado) e/ou horizontais (queixo com pouca ou excesso de projeção no perfil).
Mentoplastia ou cirurgia ortognática? O que é melhor? A mentoplastia é uma cirurgia mais simples do que a cirurgia ortognática de mandíbula. Porém, antes de se indicar um desses procedimentos, é necessária uma avaliação detalhada da harmonia facial e da oclusão do paciente (forma como os dentes se encaixam). A cirurgia ortognática (seja ela da maxila ou da mandíbula) permite alteração na posição do osso (maxila ou mandíbula) e da oclusão. Já a mentoplastia não permite correção de distúrbios oclusais. Antes de uma cirurgia ortognática de maxila ou mandíbula é necessário um longo preparo (meses a anos) através de ortodontia (uso de aparelhos "fixos" nos dentes). Além disso, trata-se de uma cirurgia mais longa e com maiores riscos. Portanto, em casos em que a pessoa possui uma alteração na posição do queixo mas apresenta uma boa oclusão (bom encaixe entre os dentes da maxila e da mandíbula), a mentoplastia surge como uma opção mais simples e com pontecial de ótimos resultados, quando bem indicada.
como é realizada a cirurgia? A mentoplastia pode ser realizada através da inclusão de uma prótese (para aumentar a projeção do queixo no perfil) ou através de cortes (incisões) no osso da mandíbula seguidos de reposicionamento do osso do queixo e fixação na posição desejada. Para a utilização de implantes, geralmente é necessária a utilização de uma incisão abaixo do queixo, que, apesar de cicatrizar bem na maioria das vezes, deixa uma cicatriz. Já para a mentoplastia através de incisão e reposicionamento ósseo direto, normalmente utiliza-se uma incisão por dentro da boca, não deixando cicatrizes externas visíveis.
O que é melhor: prótese ou reposicionamento ósseo? Ambas as técnicas são rápidas e com potencial de ótimos resultados. O reposicionamento ósseo permite uma maior versatilidade em relação ao uso de implantes, pois permite aterar a posição do queixo em todas as direções, ou seja, permite encurtar, alongar, projetar (no perfil) ou recuar (no perfil) o queixo. Apesar de necessitar de uma incisão no osso e fixação com placa e parafusos, a cirurgia de reposicionamento ósseo permite uma recuperaçào rápida e não costuma gerar dor excessiva. Em termos de custos, ambas são semelhantes, pois uma exige a utilização de implante de Polietileno poroso (porex) e outra placa e parafusos de titânio.
Qual profissional deve realizar a cirurgia? A mentoplastia, apesar de não ser uma cirurgia de alta complexidade, exige por parte do profissional experiência com o manuseio de osso bem como análise das proporções e perfil facial. Geralmente é realizada por médicos Cirurgiões Plásticos, Cirurgiões Cranio-maxilo-faciais ou dentistas buco-maxilo-faciais. Recomendamos que os pacientes interessados em tal cirurgia procurem um profissional com experiência no assunto, para que o melhor procedimento seja indicado, bem como executado de maneira adequada.
Qual a anestesia utilizada? Geralmente utiliza-se a anestesia geral. No caso de implantes, pode-se avaliar a possibilidade de anestesia local e sedação.
Riscos Como em qualquer outra cirurgia, existem potenciais riscos de complicações associados à mentoplastia. Podemos citar, entre outros:

Sangramentos

Hematomas

Equimoses

Infecção e necessidade de retirada do implante ou placa e parafusos

Alterações transitórias da sensibilidade (alterações permanentes dão raras)

Cicatrizes hipertróficas e quelóides

Abertura dos pontos

Dor refratária

Lesão de raízes dentárias

Absorção óssea do mento

Complicações gerais (anestésicas, trombose venosa profunda, embolia pulmonar, morte, etc)

resultados Apesar do inchaço inicial, os resultados da mentoplastia podem ser vistos imediatamentes. Quando bem indicada, a cirurgia oferece um impacto notável na melhora da harmonia facial, às vezes de forma inesperada pelo paciente. Muitas pessoas não entendem (nem acreditam, antes de ver os resultados) que uma alteração de milímetros na posição do queixo pode causar um impacto tão grande na melhora do contorno facial. 

O inchaço tende a diminuir bastante após o primeiro mês, quando o resultado da cirurgia passa a ser mais natural.

pergunte ao seu cirurgião Use esta lista como um guia durante a sua consulta:

• Você é especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica?

• Você foi treinado especificamente no campo da cirurgia plástica?

• Quantos procedimentos deste tipo já realizou?

• O meu filho é um bom candidato a este procedimento?

• O que se espera para que sejam obtidos os melhores resultados?

• Onde e como o procedimento será realizado?

• Qual a forma, o tamanho e o local da incisão recomendados ao meu filho?

• Quanto tempo de recuperação podemos esperar, e que tipo de ajuda meu filho vai precisar durante a recuperação?

• Quais são os riscos e complicações associados a este procedimento?

• Como são tratadas as complicações?

• Quais são as minhas opções se estiver insatisfeito com o resultado da cirurgia?